13 de fev. de 2015

O córrego perto da minha casa

E se seu endereço não fosse a rua, mas o córrego na margem do qual você mora? Algo como, "Córrego Lavrinha, margem direita, casa 3 depois da foz do Córrego Cabuçu"?

 Não é absurdo: veja o mapa das bacias hidrográficas do município de São Paulo e os córregos que existem em cada uma delas. 

Não se anda 200 m na cidade sem encontrar um córrego. Bem, encontrar não, porque grande parte deles estão escondidos, canalizados.

Desafio você a encontrar o córrego perto da sua casa e saber seu nome. Encontre-o no mapa, e encontre-o na rua, que é onde ele está. Passa pelo meio da quadra, aparece no bueiro, ou se ouve o ruído de sua água correndo. 

Onde fica sua nascente? 
As pessoas mais antigas no bairro, se lembram de um tempo em que pegavam água dessa nascente?

Eu moro no Córrego Cabuçu, margem esquerda, na quadra de sua segunda nascente nessa margem.


O projeto Rios (In)visíveis está propondo o mapeamento colaborativo dos rios e córregos de São Paulo. Participe!



1 de fev. de 2015

Reuso da água da máquina de lavar: como evitar o mau cheiro

Aceitei o desafio de testar uma hipótese: se a roupa for lavada com sabão de coco ralado, a água do enxágue não fica com mau cheiro.

Testei, duas vezes, e é fato: guardei a água por uma semana, num recipiente de plástico de 110 l , tampado, e o cheiro era suave. Comparando com a roupa lavada com sabão em pó, é muito melhor: não era possível guardar a água mais de três dias, porque ao lavar o quintal com ela o mau cheiro persistia por horas. 

Ralando o sabão de coco direto sobre a roupa
O processo que usei está na foto ao lado: ralei meio sabão de coco de 200 g - para uma máquina com capacidade para 8 kg - diretamente sobre a roupa, ou seja, usei 100 g de sabão.

Para ralar usei um ralador da quatro faces, escolhi aquela que tira pequenas lascas, usada para cortar legumes tipo "palha fina". 

Experimente outras opções. O que importa é que o sabão dissolva.

Depois deixei a máquina bater a roupa uma vez e desliguei, deixando de molho várias horas. Com isso não só o sabão dissolve, como age sobre a roupa.

Além de melhorar o cheiro da água do enxágue - porque a primeira água não tem jeito, não dá para guardar, nela fica toda a sujeira da roupa - observei que a roupa ficou muito mais limpa (e mesmo com o sabão em pó sempre deixei a roupa de molho), e com um delicioso cheiro de ... nada! Sem aquele cheiro da marca do sabão em pó que você usou desta vez.