1 de fev. de 2015

Reuso da água da máquina de lavar: como evitar o mau cheiro

Aceitei o desafio de testar uma hipótese: se a roupa for lavada com sabão de coco ralado, a água do enxágue não fica com mau cheiro.

Testei, duas vezes, e é fato: guardei a água por uma semana, num recipiente de plástico de 110 l , tampado, e o cheiro era suave. Comparando com a roupa lavada com sabão em pó, é muito melhor: não era possível guardar a água mais de três dias, porque ao lavar o quintal com ela o mau cheiro persistia por horas. 

Ralando o sabão de coco direto sobre a roupa
O processo que usei está na foto ao lado: ralei meio sabão de coco de 200 g - para uma máquina com capacidade para 8 kg - diretamente sobre a roupa, ou seja, usei 100 g de sabão.

Para ralar usei um ralador da quatro faces, escolhi aquela que tira pequenas lascas, usada para cortar legumes tipo "palha fina". 

Experimente outras opções. O que importa é que o sabão dissolva.

Depois deixei a máquina bater a roupa uma vez e desliguei, deixando de molho várias horas. Com isso não só o sabão dissolve, como age sobre a roupa.

Além de melhorar o cheiro da água do enxágue - porque a primeira água não tem jeito, não dá para guardar, nela fica toda a sujeira da roupa - observei que a roupa ficou muito mais limpa (e mesmo com o sabão em pó sempre deixei a roupa de molho), e com um delicioso cheiro de ... nada! Sem aquele cheiro da marca do sabão em pó que você usou desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário